domingo, 21 de setembro de 2008

Descrevendo as Contigências Aversivas no Banheiro da Faculdade

Essa semana, em uma rápida passada pelo banheiro masculino aqui da universidade, me deparei com mais essa pérola colada em cima do espelho da pia.

Mais um caso de pessoas preocupadas com o desperdício e o meio ambiente. Esse digníssimo sensato indivíduo foi muito feliz em sua intervenção.

Cansado de toda vez se deparar com o rolo de papel higiênico todo "empapado" de água. Manifestou-se então: “Não deixar o rolo de papel higiênico em cima da pia. Sabe por quê? Porque molha e molhando tem que jogar fora. Isso chama-se desperdício; portanto não coloque o rolo de papel higiênico em cima da pia.”

Ou seja, a sagaz pessoa, que provavelmente não é um analista do comportamento, mas sem saber pensou como um, utilizou de um procedimento simples. Descreveu as conseqüências aversivas da resposta de deixar o rolo de papel higiênico na pia.

A idéia foi realmente brilhante e bem funcional, só diria a pessoa que na próxima vez fosse melhor dizer o que as pessoas devem fazer com o rolo e não o que não devem fazer (ex: portanto coloque o rolo de papel higiênico na divisória dos sanitários) aumentando assim, ainda mais a probabilidade de seguirem a regra. Mas parabéns ao anônimo!

Nenhum comentário: