Bom, depois de várias comilanças e as devidas digestões percebi que esses comportamentos de venda em rodízios eram bastante comuns em várias pizzarias por aí a fora. Então como um bom analista do comportamento que sou, comecei a pensar e pesquisar sobre os controles que atuam nesse tipo de venda, pois, como ele se mantinha, algum tipo de reforçador por parte das pizzarias era obtido, pois não dá pra viver tomando prejuízo financeiro de nós estudantes, famintos malabaristas econômicos.
Pois muito bem, na última vez que voltamos na pizzaria fiz um levantamento de nível de base, de quantos pedaços de pizza habitualmente comeria e o quanto beberia se comesse
Quando fui analisar os dados, tive uma surpresa. Na contingência normal em casa, com as fatias de pizzas e refrigerantes à disposição de meu garfo e copo, sem atuação de operações estabelecedoras (OE Privação de Alimento), em um esquema de reforço contínuo (CRF), minha média era de 4 pedaços de pizza e dois copos de refri (400 ml). Já na contingência rodízio, onde incidia uma poderosa OE de privação de alimento e o esquema de chegada de pedaços de pizzas em meu prato foi
Se pensarmos o preço que a pizzaria cobra em um rodízio que é quase o mesmo de uma pizza de oito fatias inteira, e que geralmente eles servem refrigerantes baratos ou os com embalagens retornáveis. Ponto pra pizzaria!!! Compensa mais pra eles “dar” do que vender refrigerante nos rodízios, espertos que são, sabem que grande parte dos clientes vão sempre famintos. Assim, nós acabávamos sem perceber, por beber bem mais do que o normal, principalmente nos intervalos de uma fatia para outra, e assim saciamos com bem menos do que precisaríamos caso tivéssemos que comprar o refri. Com esse comportamento adjuntivo eles são reforçados positivamente (SR+) com o lucro que ganham. Sem falar nos ganhos de divulgação pra pizzaria, já que todo mundo sai falando muito bem do lugar.
Quando contei de meu breve experimento para uma amiga ela, sem pensar muito, me disse: “Dherrrr! Mas é Óbvio! É claro que eles te entopem de refrigerante, pra daí você não comer nada! E principalmente nós mulheres que já comemos pouco, comemos menos ainda! Eles faturam!”
Pois, é! Esse ingênuo experimento me fez repensar a aplicação do comportamento adjuntivo como forma de marketing e nas vendas, e de nunca mais rir da cara do dono da pizzaria!
O comportamento adjuntivo pode ser bem genericamente definido, como sendo um comportamento mantido de modo indireto por variáveis que controlam um outro comportamento, não sendo mantido diretamente por suas próprias variáveis controladoras.
Falk em seu estudo pioneiro em 1961 observou que ratos em estado de privação de alimento, quando estavam na caixa experimental pressionando a barra em esquema de reforçamento intervalo variável 60s’ (VI60) para a obtenção das pelotas, acabavam por beber mais água do que normalmente bebiam (polidipsia), já que na caixa experimental havia água disponível durante todo o experimento. Ou seja, os ratinhos mesmo famintos, sobre um determinado esquema, acabavam bebendo mais água do que quando estavam na gaiola viveiro onde dispunham de água e comida livremente.
É claro que aqui ainda cabem várias outras análises e implicações, porém a idéia foi só ilustrar e nos divertir demonstrando a abrangência e amplitude de nossa visão beheca sobre o mundo.
É a beleza de nossa querida Análise do Comportamento e seus controles em nosso cotidiano! Vivendo e discriminando!!!
Abraços a todos!
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